Acessos

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Novo papel do Professor.

compartilhando.


O novo papel do professor
A imagem do professor como figura inquestionável no processo de aprendizado, detentor e transmissor de todo o conhecimento, faz parte do passado. A velocidade com que o conhecimento é produzido o disseminado na sociedade da informação determinou uma mudança no modo de trabalhar. “Muitas salas de aula hoje têm internet, o que faz delas um ambiente que foge do controle completo do professor”, explica Fredric Litto, criador da Escola do Futuro da USP. “Ele não é mais o dono da verdade.” Qual seria, então, a postura mais adequada? “O professor deve ser um organizador do aprendizado”, acredita o educador Moacir Gadotti, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo. “É preciso que ensine sem sectarismo, e que pesquise muito – professor que não pesquisa não aprende, e o aluno, que o imita, também não aprende.” Para Claudia Siqueira, diretora do Colégio Sidarta, em Cotia, o professor deve ser capaz de reconhecer as múltiplas inteligências e lidar com elas. “Não podemos perder nenhum aluno”, diz ela. “O professor ideal percebe que cada criança aprende de uma forma e tem os instrumentos para ensiná-la.” No Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo, o professor é considerado um mediador do conhecimento disponível. “Cabe a ele permitir na prática, usando os recursos disponíveis, que o aluno seja produtor de conhecimento numa escala adequada”, avalia Antonio Abello Rovai, diretor adjunto para assuntos extracurriculares. E, por fim, que seja “alegre, interessado, bem-amado e de bem com a vida, como dizia Paulo Freire”, completa Moacir Gadotti.

Revista Claudia

Nenhum comentário: